"ENTRE NÓS TAMBÉM EXISTE A QUÍMICA"

Amanda Franco também é a Universal

químicaUm dia tranquilo na companhia do Bruno e amigos para arejar a cabeça é o que mais busco tanto nos finais de semana, como nos feriados. Um bom restaurante, uma pizzaria, ou mesmo um cineminha. Se os amigos não tiverem tempo devido aos muitos compromissos, me reúno lá em casa mesmo com os mais próximos para uma pizza caseira. Isso é tudo de bom para mim!
A necessidade de relaxar e colocar a cabeça em ordem é justamente para dar uma aliviada na tensão, já que o nosso trabalho acaba exigindo muito da gente. É isso aí, eu e meu esposo trabalhamos juntos e todos os dias precisamos tomar decisões e resolver uma série de situações.
O Bruno surgiu em minha vida por causa da profissão. Escolha da minha mãe, ela foi quem me orientou a fazer o curso técnico de química e depois a faculdade – uma paixão antiga que a dona Márcia acabou não realizando. Eu me lembro de ouvi-la dizer: “Minha filha, eu não pude fazer esta faculdade, mas com você vai ser diferente. Eu acho lindo ver uma mulher de jaleco branco, envolvida em pesquisas, com uma profissão importante”. Deu certo! Acabei me apaixonando pela química, e exercendo a profissão, a química com o Bruno resultou em casamento. Estamos casados há seis anos.
Traduzindo minha profissão
É comum as pessoas perguntarem o porquê de estudar química e como ela pode ser útil em suas vidas. Muitos acreditam que se trata apenas de decorar fórmulas e símbolos químicos, passando uma imagem negativa de algo que afeta a saúde e o meio ambiente. Nada disso! A nossa vida é um bom exemplo de um fantástico processo químico. Até as nossas escolhas são desenvolvidas a partir de reações químicas. E isso foi fundamental para a escolha da minha carreira e, claro, pelo casamento.
Além de trabalhar juntos ocupamos cargos semelhantes: o Bruno é gerente da Qualidade, e eu, assim que me formei, em 2007, fui promovida para Química e logo depois fui ocupar o cargo de gerente técnica. Coordeno uma equipe de 20 pessoas e juntos trabalhamos para resolver problemas. Também faço relatórios técnicos e financeiros, elaboro propostas para clientes e revisão de procedimentos, treinamento de pessoal, implementação de ensaios, e de QSMS (qualidade, saúde, meio ambiente e segurança). Também sou pesquisadora e trabalho na área de desenvolvimento de métodos de análises de combustíveis e biocombustíveis.
Tudo bem! Parece complicado mesmo… Mas em resumo, nosso trabalho consiste basicamente em coletar amostras de combustíveis automotivos nos postos revendedores e analisar os produtos para verificar a qualidade dos mesmos. Então o que eu faço é buscar garantir que o combustível que as pessoas colocam em seus carros é de boa qualidade, ou seja, que não houve adulteração.
É simples, mas agora você entende porque o lazer para mim é tão importante. Por isso quando estamos de férias buscamos refúgio em meio à natureza. Longas caminhadas por trilhas, praias, piqueniques, e passeios a cavalo. Isso me ajuda até no resultado final no trabalho.
Superando adversidades
Como nem tudo em nossas vidas são flores, o período de formação para mim foi bem complicado. Trabalhava o dia todo e depois ia para a faculdade, sempre de ônibus. Era muito cansativo, eu só tinha forças no final do dia para tomar banho e me jogar na cama, nem me alimentava direito. Estudava em uma faculdade particular com bastante sacrifício, mas o grande sonho era ter meu diploma de uma faculdade pública. Tentei, mas por algumas vezes fui reprovada no vestibular.
Só depois de algumas tentativas, já cursando o 4º semestre, consegui aprovação. Foi uma das maiores felicidades que senti! Mas assim surgiu outra adversidade: o curso de química industrial da Federal era integral e prejudicaria meu emprego.  Tive que negociar: estudava durante o dia e ficava trabalhando até muito tarde da noite. Tudo por uma realização!
Depois de formada, já em 2009, iniciei o mestrado profissional na área de engenharia de biocombustíveis e defendi minha dissertação em agosto de 2012. Hoje me considero uma profissional completa, mas mesmo assim não paro nunca de estudar e de investir na carreira.
Eu sou a Amanda Pereira Franco. 31 anos. Sou a prova real que nada pode deter nossos objetivos quando somos determinados. Quando temos fé, em Deus, e em nós mesmos.
Conheça outros membros da Universal, no site: www.eusouauniversal.com

By Unknown with No comments

0 comentários :

    • Popular
    • Categories
    • Archives