COMO FORMAR EQUIPES E MOTIVAR LIDERADOS?


Quando se tem uma empresa, mesmo um líder não pode fazer tudo sozinho. Precisa, necessariamente, contar e apoiar-se no trabalho de seus funcionários ou parceiros, para que o empreendimento cresça e prospere. Devem ser pessoas capazes, nas quais possa confiar. A frase “as pessoas são o ativo mais importante da empresa” não é uma novidade no mercado, mas é uma verdade que prevalece há muito tempo.
Desde a época bíblica essa é uma realidade conhecida. Apesar dos heróis da Bíblia não usarem a palavra “equipe”, eram mestres em utilizar essa prática. Eles não dispunham de uma infraestrutura tecnológica de ponta. Não havia redes de computador e muito menos empresas virtuais. E já que as condições eram rudimentares, eles tinham que superar-se.
Viviam em tendas na maior parte do tempo e sem moradia permanente. A vantagem deles era o respeito pelos recursos humanos, já que muitas vezes, as suas posses – ovelhas, cabras, gado e terras – eram saqueadas pelos inimigos. Pela necessidade, eram obrigados a motivar-se entre si e permanecer juntos para poder vencer.
Como motivar a equipe
Ao contrário das tribos saqueadoras contra as quais lutavam, eles valorizavam muito os indivíduos. Eram capazes de atraí-los e formar equipes fortes, onde o desejo individual era subordinado às necessidades do grupo. Para libertar-se do jugo do faraó, no Egito, por exemplo, os hebreus uniram-se, sob a liderança de Moisés.
Havia uma quantidade considerável de sacrifício individual a serviço do objetivo geral da equipe de atingir a Terra Prometida. Para alcançar esse objetivo, estavam motivados pela crença em Deus de que chegariam lá. Essa certeza os manteve firmes, mesmo com a troca de liderança nas gerações subsequentes.
Lições de ontem para hoje
Desde os tempos bíblicos, as pessoas conseguem realizar mais quando trabalham cooperativamente. Embora não usassem exatamente o termo “equipe”, os líderes da Bíblia percebiam que um grupo é mais do que a soma de suas partes.
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho, e se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante (...) E se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”  Eclesiastes 4:9-10;12
Neemias entendeu isso. Montou grupos de hebreus para reconstruir o muro em torno de Jerusalém. Ele sabia do poder de uma equipe com forças complementares para construir e lutar, e de um propósito geral: a proteção de suas famílias e a construção de uma nação.
A lição para o líder moderno é perceber que se os membros da equipe não se sentem valorizados ou enxergam o líder da equipe colhendo toda a glória, enquanto fazem o trabalho duro, as referências de grupo, como um todo, tendem a ficar vazias.
E equipe desmotivada não ajuda no objetivo. O papel do líder é enxergar que todos no grupo têm uma função distinta e importante, com habilidades e formações diversas. O líder deve observar essas qualidades e incentivar seus comandados em torno do objetivo.   
Pense nisso para o seu projeto!
Participe do Congresso dos Vencedores, todas as segundas-feiras, às 8h - 10h - 15h e 19:30, na Universal mais próxima de sua casa. No bairro Vila Sônia em Piracicaba fica localizada na Rua: Nilo Peçanha, 744 - enfrente ao terminal de ônibus.

By Unknown with No comments

0 comentários :

    • Popular
    • Categories
    • Archives