6° DIA DA QUARENTENA DO JEJUM DE JESUS


Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas leituras que podem realmente mudar a sua forma de pensar e de viver. Eu estava pensando em qual deveria ser o primeiro livro e recebi um comentário em um texto do ano passado, que escrevi sobre Neemias, me pedindo para fazer novos textos sobre livros da Bíblia. Aquele é um livro muito forte e meditar nele abriu meus horizontes sobre Deus, sobre mim e sobre a obra de Deus.
Infelizmente, são poucos os cristãos habituados à leitura dos livros do Antigo Testamento. Culpa de muitas igrejas que pregam que Jesus cancelou tudo o que veio antes dEle. Não poderiam estar mais erradas.
Quando Paulo diz a Timóteo:
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de Quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.14-17
De que Escritura ele estava falando? As “Sagradas Letras” de que ele falava eram a única parte do texto sagrado que existia na época… justamente aquela parte da Bíblia que muitos crentes negligenciam: o Antigo Testamento. Infelizmente muitos pensam que o Antigo Testamento é “velho” e que o que vale mesmo é o Novo Testamento. Assim, criam crentes fracos e que não conhecem o Deus a quem dizem servir. O Antigo Testamento revela o caráter de Deus, Seu plano para a Humanidade, e é tão Vivo, Eficaz e atual quanto o Novo Testamento. “Antigo” e “Novo” aqui não quer dizer “ultrapassado” e “moderno”, mas se refere à aliança de Deus com os homens. A primeira aliança foi feita no sangue de animais, a segunda aliança, no sangue de Jesus. Mas o segundo conjunto de livros não invalida o primeiro, nem o torna obsoleto. Pelo contrário, o confirma, completa e reaviva.
sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus
Paulo diz a Timóteo que a Palavra que ele aprendeu lendo os livros que são tão negligenciados pelos cristãos hoje em dia, tem poder de nos tornar sábios para a salvação pela fé em Jesus! É claro, se a fé vem por ouvir a Palavra de Deus, sem acesso a essa Palavra, como manter a fé para a salvação? Sem intimidade com o Espírito dessa Palavra, como desenvolver a salvação e mantê-la até o fim?
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito…
Aqui ele afirma que essa mesma Palavra é integralmente inspirada por Deus e útil para: o ensino; a repreensão; a correção e a educação na justiça. Com a finalidade de fazer com que o homem de Deus seja perfeito! Aí você me diz: “Mas ninguém é perfeito!” Deus disse a Abraão: “Anda na Minha presença e sê perfeito”. Ou seja, quando andamos na presença de Deus, nos tornamos perfeitos aos Seus olhos, porque Ele é perfeito. Então, a Palavra de Deus é integralmente inspirada por Ele e pode ser usada para fazer com que sejamos perfeitos, isto é, para fazer com que andemos na presença dEle. Essa é a perfeição que nos interessa.
A única maneira de nos mantermos na presença dEle é nos mantermos na obediência ao Seu ensino, na humildade para aceitar a repreensão, na disciplina para ir para o caminho correto quando corrigidos, e também nos mantermos no aprendizado constante da justiça, que exige a prática dessa mesma justiça.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Ah, mas a finalidade dessas coisas que alcançamos por meio da Palavra de Deus não é só de nos fazer andar na presença de Deus. É também de fazer com que o homem de Deus (e a mulher de Deus) seja perfeitamente habilitado para toda boa obra. Porque é isso que andar na presença de Deus faz conosco: nos habilita para toda boa obra. Então, veja só o tesouro que você tem nas mãos!
E olha que Paulo estava falando apenas do Antigo Testamento…imagina hoje, que temos à nossa disposição a Bíblia completa! Coloque tudo nesse pacote: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para transformar completamente a vida de uma pessoa. Por dentro e por fora. Por saber do poder que acompanha essa Palavra, o diabo por séculos tentou impedir que ela chegasse às mãos das pessoas comuns, sinceras, que tinham sede de Deus. Por séculos, muitos foram perseguidos e até mesmo mortos pela instituição católica simplesmente por traduzirem trechos a Bíblia, pelo sonho de tornar acessíveis ao povo as palavras das Escrituras. Hoje, como a Bíblia já está à disposição das pessoas simples, a estratégia é fazer com que elas tenham preguiça de ler ou não Lhe deem a devida atenção.
Temos todo esse tesouro diante de nós, um livro que é muito mais do que os 66 livros que estão dentro dele. Cada versículo de cada capítulo de cada um desses livros se desdobra em milhares, que nos dão orientações preciosas para absolutamente todas as áreas da nossa vida. Um tesouro, sim, capaz de nos habilitar para fazer a obra de Deus de maneira que jamais imaginaríamos que poderíamos fazer.
O Bispo Macedo sempre diz que quando lemos um livro, bebemos do espírito de quem o escreveu. E quando se trata do livro que contém a própria Palavra de Deus? Escrito sob a inspiração do Espírito Santo? Ao bebermos desse Espírito, lendo a Bíblia sob Sua orientação, alcançamos muito mais do que mero conhecimento e sabedoria humana. Temos acesso à mente do próprio Deus, à sabedoria dEle, ao caráter dEle. E passamos a multiplicar nesta terra.
Por isso, a partir de hoje olhe para a sua Bíblia de outra forma. Ela é um livro, mas sob a orientação do Espírito que a inspirou, ela é a voz do próprio Deus, ao alcance de seus olhos. Aproveito a oportunidade para deixar um trechinho do texto de encerramento do novo livro do Bispo Macedo, “O Pão Nosso para 365 dias”, falando justamente sobre como ler a Bíblia:
“Antes de abrir a Bíblia, faça uma oração sincera ao Espírito Santo, para que ilumine e oriente sua leitura. Não se apoie em seus conhecimentos. Quanto mais se esvaziar de si mesmo e depender de Deus, maior será seu entendimento, pois será orientado pelo próprio Autor.
Medite em cada versículo. Preste atenção especial aos verbos. Todo verbo exprime uma ação. Toda ação é importante. A pontuação também é muito importante. Por isso, a leitura deve ser pausada e analítica. Outro item essencial é saber o sujeito da ação. Quem estava falando naquele trecho bíblico? Para quem aquelas palavras estavam sendo ditas? Qual o assunto principal?
Ao se deparar com uma palavra desconhecida, não interrompa a leitura (anote a palavra e, em uma outra oportunidade, procure o significado no dicionário). Quando ler de novo, a passagem lhe parecerá mais clara.”
Deixa só eu acrescentar uma coisa: tire da sua cabeça que a leitura da Bíblia é algo difícil. Tudo o que você acha que é difícil acaba se tornando difícil. Tudo o que você acredita que é capaz de entender, você será capaz de entender. Não se limite e não limite o Espírito Santo.

By Unknown with No comments

0 comentários :

    • Popular
    • Categories
    • Archives